Como seus clientes podem fazer upgrade de planos no seu site
Introdução
Muitos clientes podem começar utilizando um plano gratuito no seu site eDirectory, mas em algum momento desejarão fazer um upgrade para um plano pago, a fim de aproveitar recursos e benefícios adicionais que os planos mais avançados oferecem.
Para fins didáticos, vamos considerar o exemplo de um usuário que assinou inicialmente um plano grátis e agora deseja atualizar para um plano pago. Abaixo, descrevemos todo o processo, passo a passo.
Passo a passo para upgrade de planos
1. Assinar o novo plano pago
- Como podemos ver no print, o cliente possui um plano gratuito (Bronze) que aparece na área logada dele, com um anúncio já vinculado à assinatura.
- O primeiro passo é o cliente acessar a página “Anuncie conosco”, onde estão listados todos os planos disponíveis, e selecionar o plano pago de sua preferência. Neste caso, selecionamos o Plano Ouro
- Durante o processo, será solicitado que ele faça login na conta já existente, finalize o checkout e realize o pagamento.
- Após a confirmação, a assinatura será ativada automaticamente, e o cliente verá no painel da conta que está com a nova assinatura ativa.
2. Conferir a assinatura no painel
- Depois de concluir a assinatura do novo plano, o cliente pode confirmar se o upgrade foi feito com sucesso acessando: Pagamento > Assinaturas.
- Ali, será exibido o status da nova assinatura, indicando que ela está ativa.
3. Coordenação com o administrador do site
Para que todo o conteúdo do cliente (anúncios, eventos, classificados, artigos, etc.) seja transferido corretamente para a nova assinatura, é necessário coordenar com o administrador do site.
O cliente deve avisar o administrador que já assinou o novo plano.
Em seguida, o administrador deve:
- Acessar Atividades > Relatórios de receita;
- Usar o menu suspenso para pesquisar pelo e-mail do usuário;
- Identificar a assinatura antiga (grátis) e a assinatura nova (paga);
- Excluir a assinatura antiga.
4. Acessar Anúncios
- Acesse Conteúdo > Anúncios na área administrativa e clique para editar o anúncio do cliente em questão.
- Agora é necessário mudar o Produto para o tipo de Produto que o novo plano disponibiliza. Por exemplo, no plano grátis deste exemplo, o usuário tinha direito ao anúncio bronze, mas no plano Ouro, ele tem direito ao anúncio Ouro.
- Agora, no painel administrativo do formulário de anúncio, mude o produto para o mesmo tipo de produto que o Plano novo oferece, neste caso, Anúncio Ouro.
5. Acessar a conta do cliente
- O administrador deve então acessar: Contas de usuários > Contas de Anunciantes, localizar o cliente em questão e entrar na conta.
6. Vincular o conteúdo à nova assinatura
- Dentro da conta do cliente, é necessário acessar cada tipo de conteúdo (Anúncios, Classificados, Eventos, Artigos, etc).
- Na parte superior direita da tela, haverá a opção “Gerenciar assinatura”. O administrador deve clicar nela e vincular cada conteúdo à nova assinatura paga.
- Após transferir o anúncio para o novo plano, ao acessar o painel de usuário, veremos que o anúncio do cliente já foi transferido para o novo plano com sucesso.
Conclusão
Com esses passos, o processo de upgrade de planos é concluído com sucesso. O cliente passa a contar com todos os benefícios do plano pago, enquanto mantém o conteúdo já criado no site.
Esse fluxo garante uma transição tranquila, sem perda de dados, e proporciona uma experiência positiva ao cliente que deseja evoluir para planos mais completos.